quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Porção Individual Receita: Farofa de Cuscuz com Frango



Cada dia eu procuro fazer algo diferente, pra dieta não ficar maçante e chata. Nesse dia, eu tava assistindo a Namaria e no reality Super Chef Celebridades, um convidado fez um negócio lá com cuscuz e como eu tinha aqui em casa, resolvi me inspirar, e saiu uma farofa de cuscuz com frango. Delícia, viu! Nunca havia comido cuscuz desse jeito, só com margarina mesmo, do jeito que eu mais gosto.

E achei até fácil, quer ver? Preparei um punhado de cuscuz, acho que uma xícara, despejando meia xícara de água pra hidratar e duas pitadas de sal. Deixei descansar por 10 min e levei pra cozinhar na cuscuzeira por uns 20 min. A ideia aqui é de que o cuscuz não fique grudadinho, como geralmente ele é feito, pra facilitar o trabalho de misturar ele com o resto depois.

Dai peguei um dois bifes de peito de peru mais grossinhos, cortei em cubos e temperei. Enquanto isso cortei um tanto de cebola, tomate e pimentão. Isso vai ao seu gosto. Também levei pra cozinhar um pouco de cenoura em cubinhos e ervilhas. Daí levei a panela ao fogo, com uma colher de sopa de azeite extra-virgem e uma cabeça de alho picada. Deixei dourar e adicionei o frango, abaixei o fogo e deixei ele cozinhando um pouco. Adicionei a cebola, tomate e pimentão e deixei eles murcharem, sem sumirem, não podem cozinhar demais pra não se perderem lá dentro.

Depois adicionei a cenoura e ervilhas, o cuscuz aos poucos, aqui você vai ver a medida que for do seu gosto, talvez não vá se usar todo o cuscuz porque pode ficar muito pesado, seco. É só a quantidade pra ficar uma farofa leve. Adicionei mais um tico de azeite (AMO!) e tá pronto! Não foi fácil? Gostaram?

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Porção Individual Receita: Frango ao Molho de Mostarda e Mel

Depois de um dia sem me alimentar bem, por motivos de essa restrição alimentar ás vezes me dá preguiça, resolvi lutar bravamente pra não sentir o impacto de tantos 'não pode'. Daí que o resultado foi tão delicioso, que eu tinha que vir aqui compartilhar. E essa vai ser uma série de receitas com porções individuais, ideais pra quem assim como eu precisa comer de forma variada mas em pouca quantidade.

Eu já disse em alguma outra ocasião que até consigo ser saudável mas sem restringir demais as coisas e acho que essa receita representa bem isso. Bom, mas vamos deixar de fala-fala e seguir logo pra receita?

Eu separei uns 'bifes' de peito de frango no congelador, em porções individuais e já temperados, por ser muito mais prático e fácil. Daí peguei um desses e só fiz adicionar limão, porque eu amo o azedinho que ele proporciona no final. Cortei em cubinhos e reservei, lembrando, eles já estavam temperados, então você aí vai temperar do seu jeito. Daí cortei um tanto de cebola, pimentão e tomate, á vontade. Na panela, joguei um fio de azeite e refoguei um dente de alho. Adicionei o frango e meio copo de água, e deixei o frango cozinhar um tico, sem deixar secar totalmente a água. Quando chegou no ponto que eu queria (nem muito cozido, nem de menos, já que ainda vai ferver um pouco), despejei a cebola, pimentão e tomate e deixei eles murcharem. Adicionei duas colheres de chá de molho de mostarda e uma colher de chá de mel e deixei refogar. Quando o molho estava mais encorpado, adicionei meia colher de sopa de creme de ricota e uma colher de sopa de iogurte natural. Misturei bem, deixei ferver mais e apaguei o fogo. Servi com duas colheres de arroz integral e uma 'salada' de cenoura e ervilhas.
Olha, não é querer falar, mas ficou bom, viu! Assim dá até gosto de ser saudável. Ah, se quiser, pode salpicar com pimenta calabresa que aí fica dos deuses...pra mim, que adoro uma pimentinha. Essa porção serve uma pessoa (que come bem pouco) mas dá pra ir alterando as quantidades se você quiser fazer mais.

sábado, 3 de agosto de 2013

Receita: Frappuccinos de Morango e de Chocolate

Quando fomos pra São Paulo, um dos lugares que eu mais queria ir era ao Starbucks. Sempre via fotos lindíssimas dos cafés e comidas de lá, então não tinha como não desejar. E foi amor, assim que provei minha primeira bebida. Refresher de Frutas Vermelhas. Era a época do lançamento disso e teve até um dia que ganhei uma porção de graça (na filial do Shopping Ibirapuera), por conta de ser novidade na loja. Gente, que delícia! E, como fui atendida na primeira vez (na filial do Shopping Center 3) por uma mocinha fofa ao extremo, ela me indicou acrescentar calda de morango, que ficava muito mais gostoso e eu aceitei, e comprovei que ela estava super certa. Depois disso, menos a vez que ganhei de graça e vi que a calda faz TODA a diferença, eu só tomei o tal Refresher assim.

Mas quando eu ainda estava só pensando em conhecer uma Starbucks, a bebida que desejei era o frappuccino, pois sempre lia muitos elogios. E como eu não sou fã de outras coisas com sabor de chocolate a não ser o próprio, queria provar o de morango. Gente, que DELíCIA! Desde então essas duas bebidas tem dividido meu coração (e gula) no quesito bebida preferida do lugar. Não sei dizer, por isso digo que as duas estão empatadinhas, viu. haha

Mas essa foi só a introdução pra mostrar as receitas que Maurinho andou fazendo por aqui de duas versões (tem o de caramelo, que não testamos ainda) de frappuccino: o de morango e o de chocolate. Me desculpem não ter muitas fotos do preparo, Maurinho tomou conta da cozinha e não queria nem que eu bisbilhotasse por lá, acho que quer que seja seu trunfo, de dizer que ele que sabe fazer e tal. rs

Então, vamos começar pelo de chocolate, que foi o primeiro que fizemos. Antes de tudo prepare um café normal, sem açucar, numa quantidade que dê pra preencher uma cuba de gelo. Coloque na cuba e leve pra congelar. Quando o café estiver no ponto, prepare o chantilly, nós fizemos o de caixinha mesmo, é só seguir as intruções da caixa e a marca que pega o ponto mais rápido é a Fleishmann. Reserve. Daí faça 250ml de leite líquido e jogue no liquidificador, acrescente duas colheres de chocolate em pó e a cuba de café congelado. Quando estiver bem batido e no ponto desejado, acrescente um pacote pequeno de cereal tipo Crunch e bata mais um pouco. Jogue calda de chocolate em duas canecas (usei aqueles copos de acrílico da própria Starbucks) e sirva a bebida em cada, deixando um espaço para o chantilly. Jogue o chantilly e por cima, a calda de chocolate. Ai, tô salivando. :X
O de morango já é mais um milkshake, porém mais leve. Prepare o chantilly como nas instruções da caixinha. Reserve. Jogue 150ml de leite líquido no liquidificador, com duas bolas de sorvete de morango e uma de creme e 6 cubos de gelo e bata. Se achar que ficou muito consistente, acrescente leite até chegar na consistência que deseja. Aqui ficou no meio termo, não chegou no ponto de milkshake mas não ficou ralo. Acrescente um pacote pequeno de cereal tipo corn flakes e bata mais um pouco. Jogue calda de morango em uma caneca e em seguida o frappuccino, depois o chantilly e calda de novo. Aqui o Maurinho comprou cerejas em calda e usou a calda como cobertura, e as cerejas também, ficou uma delícia!
A ideia não é fazer a receita igual ao frappuccino do Starbucks, é mais uma inspiração. Eu achei o gosto bem diferente, que Maurinho não me ouça leia, acho que ele queria que ficasse igual. rs Mas tenho que confessar que gostei muito mais dessas receitas que preparamos, do que os originais que provei, porque tem muito mais gordice, gente! Depois de tomar isso, é muito Insanity pra perder tantas calorias, socorr.